Rio Itajaí-Açu começa a recuar em Blumenau após pico de 10,75 metros
Após uma longa e preocupante série de fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e em especial o Vale do Itajaí nos últimos dias, a região finalmente está recebendo notícias positivas. O Rio Itajaí-Açu, que atingiu um pico de 10,75 metros à meia-noite, em Blumenau, começou a demonstrar sinais de recuo nas primeiras horas desta sexta-feira (13).
À 1h da manhã, o nível do rio baixou 2 centímetros, marcando 10,73 metros. Essa queda nas águas é um problema bem-vindo para a população e para as autoridades locais, que estão trabalhando incansavelmente para lidar com as inundações e prestar assistência às famílias afetadas.
Essa tendência de recuo nas águas sugere que a situação pode finalmente começar a se estabilizar em Blumenau, já que não há mais previsão para chuva volumosa para região. No entanto, a atenção continua voltada para os possíveis riscos de deslizamentos. O Vale permanece em alerta, e as equipes de resposta de emergência continuam ativas para enfrentar as consequências das chuvas.
O Alto Vale do Itajaí é a região amis afetada, em especial Taió, que enfrente a maior enchente de sua história, mas neste região também há um alento, já que as barragens já estão baixando de nível nas últimas horas, com exceção da Barragem Norte, em José Boiteux, que segue com as suas duas comportas fechadas.
Essa notícia é um sinal de esperança para uma comunidade que lutou dias difíceis e serve como um lembrete de como a união e o esforço conjunto são essenciais em momentos de crise. A recuperação das cidades e o apoio às famílias afetadas continuam sendo as prioridades.
Foto: Roberto Vargas / Leitor Mesorregional