DestaquesSaúde

Saúde pede esforço coletivo para frear aumento de focos do mosquito da dengue

As chuvas dos últimos dias em Gaspar causaram alagamentos e deslizamentos em alguns pontos da cidade. No entanto, outro fator que preocupa a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, são os acúmulos de água durante esse período, que podem propiciar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya. Dados da Vigilância em Saúde desta sexta-feira, dia 20, indicam a identificação de 685 focos do Aedes aegypti. Além disso, o município registrou 62 casos de dengue e um caso de Chikungunya este ano.

Devido a esses números, a Secretaria de Saúde segue com ações de prevenção, como campanhas de conscientização da população, aplicação de inseticidas em áreas consideradas infestadas em Gaspar e treinamento da equipe de saúde.

A infestação de dengue não é um problema isolado e afeta diversos bairros da cidade. Sete bairros em Gaspar estão infestados pela doença, são: Centro, Bela Vista, Coloninha, Figueira, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda, todos com um grande número de focos.

É crucial que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito, uma vez que a dengue pode ser fatal em casos mais graves. Portanto, é fundamental que todos façam a sua parte para garantir a saúde e o bem-estar da comunidade.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta sobre a situação da dengue em Gaspar. “O aumento no número de focos de dengue é um alerta para que todos estejam atentos e contribuam para a prevenção da doença. A colaboração da população é fundamental para que medidas eficazes de prevenção e combate à proliferação do mosquito sejam adotadas, assegurando a saúde e o bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda dos residentes de Gaspar neste momento”, destaca o secretário.

Sintomas da Dengue:

Febre alta (acima de 38,5°C);

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Falta de apetite;

Manchas vermelhas na pele;

Cansaço.

O que fazer em caso de suspeita de dengue:

Procurar uma unidade de saúde;

Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;

Evitar automedicação, pois pode causar complicações, como sangramentos;

Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;

Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Foto: Josi Pettengill / Secom MT

error: Conteúdo Protegido !!