Cidades do Vale do Itajaí, como Blumenau, Brusque e Rio do Sul já vivem clima de nova enchente
☔ As cidades do Vale já sofrem com nova enchente. Blumenau, Rio do Sul e Brusque são algumas das cidades que passarão a sofrer com alagamentos nas próximas horas. A madrugada em Blumenau foi marcada por chuvas intensas que causaram estragos em algumas cidades, como Benedito Novo. Nas últimas horas pelo menos dois deslizamentos de terra foram registrados, atingiram residências e resultaram em ferimentos leves em duas pessoas em Blumenau. Além da terra, quedas de árvores e de postes da rede pública foram provocadas pela força da natureza.
Há previsão para trégua da chuva a partir da tarde de hoje em Santa Catarina, porém por conta do alto volume de chuva das últimas horas, a projeção da Defesa Civil de Blumenau, prevê que o nível do rio Itajaí-Açú possa atingir os 8,50m por volta das 14h de hoje, momento em que a chuva começa a dar uma trégua. Mas como ainda há muita água para descer das cidades mais altas a situação ainda é de cautela. Tendo em vista que a barragem de Taió no Alto Vale do Itajaí está com todos os seus comportamentos fechados e com 1,03m de lâmina sobre o vertedouro. Em Ituporanga, mais de 91% da barragem já está agitada e há apenas um comportamento aberto. Já a Barragem Norte, em José Boiteux, está com os dois comportamentos fechados e com ocupação de 60% da capacidade por volta das 12h.
Rio do Sul já registra enchente nos pontos mais baixos, já que o nível do rio está em 7,50m (por volta das 11h30min) e também há preocupação para Brusque, pois a Defesa Civil continua monitorando de perto a situação do Rio Itajaí-Mirim e com base nas mais atualizações atualizações, a projeção indica que o curso fluvial poderá atingir 5,70 metros por volta das 19h30min de hoje. Gaspar, no Médio Vale também já registra alagamentos, como na rua Arthur Poffo, no bairro Salta Terezinha.
Foto: Divulgação / Reprodução