DestaquesGeral

Defesa Civil amplia cota de inundação para 9 metros em Rio do Sul

A Defesa Civil de Rio do Sul aumentou a cota de inundação para 9 metros e a cota de atenção para 10 metros. A velocidade de elevação do rio Itajaí-Açu, impulsionada pelas fortes chuvas nas regiões superiores à cidade, provocou uma alta acima da média no nível do rio. O volume de precipitação já ultrapassa as previsões para hoje (16), levando o órgão a revisar os cálculos de nível, com possíveis novas atualizações ao longo do dia.

Moradores de áreas propensas a alagamentos com essa cota devem providenciar a retirada de pertences e buscar locais seguros. Cinco abrigos estão disponíveis para a comunidade e podem ser acessados mediante solicitação pelo telefone 199.

Ás 14h o nível do rio em Rio do Sul já atingiu 8,65m e as comportas das barragens de Taió foram fechadas, enquanto apenas uma permanece aberta na barragem de Ituporanga. Até o meio-dia desta quinta-feira, o volume de contenção das estruturas não ultrapassava os 25%. Também às 14h as duas barragens estavam com menos de 30% da ocupação, tendo em vista que choveu cerca de 90mm somente nas últimas horas na região do Alto Vale do Itajaí.

A população é orientada a comunicar à Defesa Civil emergências diversas, como pessoas ilhadas, situações de risco, deslizamentos de terra, rachaduras em muros, queda de árvores ou postes que possam colocar residências em perigo, pelo telefone da Defesa Civil. A situação pode refletir em cidades do Médio Vale do Itajaí, como Blumenau, com possibilidade de mais uma pequena enchente, pois o nível do rio já está em 4,24m em estado de atenção.

Foto: Reprodução / Defesa Civil de Rio do Sul

error: Conteúdo Protegido !!