Reino Unido formaliza doação milionária ao Fundo Amazônia na COP-28
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo britânico oficializaram, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), a doação de 80 milhões de libras (aproximadamente R$ 500 milhões) ao Fundo Amazônia.
Durante o evento, em uma reunião entre a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a Secretária de Segurança Energética e Emissões Zero do Reino Unido, Claire Coutinho, foi anunciada a intenção de uma nova doação adicional de 35 milhões de libras (cerca de R$ 215 milhões) ao Fundo.
Essas contribuições ratificam o compromisso do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em cooperar com o Fundo, alinhado com o objetivo brasileiro de atingir emissão zero. “Essa doação garante mais impacto e convergência das políticas públicas. O Brasil quer ser o primeiro país a chegar à emissão zero. Vamos cumprir a meta que assumimos na COP de Paris e contamos com a solidariedade internacional”, destacou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia em Dubai.
Marina Silva enfatizou a parceria histórica do Brasil com o Reino Unido, destacando a importância dessa cooperação. A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, ressaltou que essa doação diversifica a participação de outros países no Fundo Amazônia e demonstra confiança na governança e na gestão do Fundo, consolidando-o como o principal instrumento de cooperação internacional para redução de emissões decorrentes do desmatamento e degradação florestal (REDD+) no mundo.
Foto: Divulgação / KiaraWorth