Santa Catarina lidera importações de aço em 2023
O mercado de importações de aço no Brasil teve um movimento marcante até setembro de 2023. Santa Catarina desponta como o principal estado importador, embora registre uma queda de 8% no valor FOB. O CEO da Logcomex, Helmuth Hofstatter, revela um aumento significativo de 24% no peso líquido das importações. Enquanto isso, São Paulo apresenta um crescimento notável de 69% no valor FOB e um salto impressionante de 206% no kg líquido.
Esse panorama reflete mudanças significativas no comércio global de aço. Após a pandemia de COVID-19, a China retomou sua liderança como principal fornecedora desse material, revertendo a situação observada anteriormente. De 2022 a 2023, as importações de aço da China cresceram 15% em valor FOB e 60% em peso líquido, consolidando ainda mais sua influência no mercado internacional.
Hofstatter destaca que os produtos de aço mais importados são os laminados planos, de ferro ou aço não ligado, revestidos de ligas de alumínio-zinco, representando 21% do valor FOB do setor. Este item específico registrou um aumento de 36% no valor FOB e um impressionante crescimento de 84% no peso em KG líquido.
No contexto brasileiro, os portos desempenham um papel crucial no desembaraço aduaneiro das importações de aço. O Porto de São Francisco do Sul lidera com 50% no valor FOB das importações, seguido por Santos (14%), Pecém (12%), Manaus (6%), Itajaí (5%), Vitória (5%), Paranaguá (3%), Fortaleza (2%), Recife (1%) e Rio Grande (1%).
Foto: Divulgação / Porto Nave (Arquivo)