DestaquesGeral

Procon de Blumenau determina que operadoras de telefonia solucionem o problema de cabeamento inadequado nos postes da cidade

Numa decisão que atingiu todas as operadores de telefonia da cidade, o Procon de Blumenau determinou que as novas instalações de fios de telefonia nos postes do município devem ser comunicadas junto ao órgão de defesa. Além disso, que as empresas se responsabilizem em retirar os fios antigos e sem uso, evitando o acumulo desnecessário (poluição visual), prevenindo possíveis quedas de fios no solo.

A medida foi anunciada na tarde de quinta-feira, dia 26, pelo Procon de Blumenau a pedido do Prefeito Mário Hildebrandt, em reunião no salão nobre com representantes das empresas de telefonia que prestam serviço no município, como a Tim, Vivo, Oi, Claro e Unifique.

Na oportunidade, o diretor do órgão de defesa, Alexandre Caminha, apresentou ao grupo registros com fotos com cabeamentos inadequados e caídos em diversas vias da cidade, numa ação de fiscalização promovida desde o ano passado pelo Procon em parceria com a Celesc.

Ainda no encontro, o Procon de Blumenau também determinou que em uma próxima etapa as empresas de telefonia apresentem um cronograma de trabalho para a limpeza e adequação dos fios nos postes, sendo que esse serviço será direcionado primeiramente às ruas centrais da cidade e posteriormente para todos os bairros.

A reunião contou também com a participação do gerente regional da Celesc, João Marcos Ribeiro, com a informação de que em apenas seis meses 2.420 postes da cidade em diversas ruas foram fiscalizados pela distribuidora de energia elétrica, com um total de 676 notificações emitidas junto às operadoras sobre problemas no cabeamento dos fios de telefonia.

“As empresas de telefonia sabem, desde o início de dezembro, da necessidade da adequação dos fios nos postos e que há casos de acidentes com veículos, ciclistas e motociclistas em função dos fios caídos. Esse trabalho no município é urgente e a Celesc está sempre com as portas abertas para atender as empresas de telefonia” disse João.

error: Conteúdo Protegido !!