Mais uma jararaca é capturada em residência de Blumenau
Mais uma vez o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para capturar uma jararaca. Dessa vez a cobra de porte médio estava em uma residência localizada na Rua Maria Balbina Zimmermann, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. Moradores perceberam a presença da cobra em um pequeno cômodo destinado ao armazenamento de ferramentas. Acredita-se que a serpente, uma jararaca, tenha vindo do mato em busca de alimentos, como pequenos roedores. Após a captura, a cobra será encaminhada para uma área de mata distante de residências.
A jararaca é uma das serpentes mais comuns no sudeste do Brasil, podendo ser encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul, associada à Mata Atlântica. As fêmeas da espécie são maiores que os machos, alcançando cerca de 1,5 metro de comprimento. A reprodução é vivípara, com a gestação durando de 4 a 6 meses, e os filhotes nascem “prontos”, inclusive com veneno. Os principais sintomas da picada em humanos incluem dor, inchaço local, manchas arroxeadas e sangramento, mas caso não haver pronto atendimento, a peçonha pode levar até ao óbito.
É importante destacar que o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no Brasil, representando 69,3% das picadas registradas em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde.