DestaquesPolítica

Depois de muito criticar quem usa, partido NOVO passará a usar Fundo Partidário

💰 Após criticar veementemente todos os concorrentes por uso de dinheiro público em campanha, durante todos os processos eleitorais que participou, o Partido Novo anunciou na quinta-feira (22) a aprovação do uso do Fundo Eleitoral nas eleições municipais deste ano, marcando uma mudança significativa em sua postura desde que foi criado.

Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, explicou em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, que a decisão de utilizar o Fundo Eleitoral foi baseada em critérios objetivos e claros, destacando a meritocracia como um dos pontos-chave. Ele ressaltou que isso retira a discricionariedade do diretório nacional na alocação dos recursos, estabelecendo critérios transparentes.

De acordo com informações do jornal, a distribuição do valor entre os Estados seguirá critérios como o número de cidades, o tamanho das chapas e a quantidade de eleitores. Candidatos e diretórios que contarem com mais doações privadas receberão um bônus. Além disso, haverá uma parcela extra para candidatos já eleitos e para líderes da legenda que conseguirem o maior número de contribuições financeiras.

O Partido Novo terá acesso a cerca de R$ 32 milhões dos R$ 4,9 bilhões disponibilizados para o Fundo Eleitoral em 2024. Vale destacar que, neste ano, o grupo de partidos identificados como “conservadores” ou “de direita” receberá mais que o dobro do valor do Fundo Eleitoral em comparação com aqueles que se identificam como “de esquerda”.

Imagem: Reprodução / Partido Novo

error: Conteúdo Protegido !!