Operação da Polícia Civil desmantela esquema de fraudes em licitações
Nesta terça-feira, 12 de março de 2024, a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR), deflagrou uma operação para desmantelar um grupo especializado em fraudes a processos licitatórios. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca domiciliar e 3 mandados de prisão temporária.
O esquema criminoso alvo da operação causou prejuízos às Prefeituras de Blumenau e Indaial. A prática consistia na apresentação de atestados de capacidade técnica com possível falsidade ideológica. Esses documentos foram utilizados em diversas licitações, envolvendo serviços como roçada, plantio de mudas de flores e ornamentação de logradouros públicos.
A empresa investigada já recebeu até o momento R$ 2.215.248,00 da Prefeitura de Blumenau e R$ 1.750.039,00 da Prefeitura de Indaial, conforme os portais da transparência. Grande parte desse montante foi proveniente de licitações que levantaram suspeitas devido à apresentação de documentos fraudulentos. O Mesorregional apurou preliminarmente que um dos envolvidos pode estar ligado em outra operação da DECOR, que também já foi preso no ano passado, quando se apurou fraudes em serviços de roçada para o SAMAE de Blumenau.
A operação contou com a participação da Diretoria da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, juntamente com DECOR/DEIC, 2ª DECOR e 3ª DECOR, além dos policiais da 3ª DPR, da DPCAMI de Blumenau, e das Delegacias das Comarcas de Ascurra, Pomerode e Timbó. A ação foi coordenada pela equipe de investigação da 4DECOR. Em breve traremos mais informações.
Apesar de não terem se manifestado até o momento, as prefeituras das cidades cidade citadas, teoricamente são vítimas do esquema.