Procon de Blumenau suspende por tempo indeterminado as atividades da empresa Pneu Z
Na última sexta-feira, dia 5 de abril, o Procon de Blumenau, com apoio da Polícia Militar, tomou medidas enérgicas contra a empresa Pneu Z, localizada na Rua Itajaí, 1.241, bairro Vorstadt, suspendendo suas atividades por tempo indeterminado. Essa decisão foi motivada pela reincidência no crime de desobediência por parte da empresa, que já havia retirado os avisos de suspensão e lacre de interdição fixados em suas portas, mesmo após ter sido fechada pelo Procon anteriormente, no dia 3 de abril. Na ocasião, a empresa foi multada em R$ 10 mil.
O diretor do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, relatou que, na tarde de sexta-feira, foi constatado que a Pneu Z repetiu o ato de retirar os avisos de suspensão e lacre de interdição, resultando em uma nova multa no valor de R$ 10 mil.
A decisão de fechar a empresa foi tomada em decorrência de 78 processos abertos por consumidores, que alegaram que a Pneu Z vendia pneus e incluía serviços como troca de peças e consertos mecânicos sem o prévio consentimento dos clientes, ou mesmo quando estes não desejavam contratar serviços adicionais.
O Procon de Blumenau informou que os consumidores lesados por empresas do mesmo ramo nos últimos três meses na cidade podem comparecer à sede do órgão de defesa, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), 1.243, das 9h às 16h, para registrar denúncias.