Entidade reage e discussão sobre o Festival Brasileiro da Cerveja deve ir parar na Justiça em Blumenau
A Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) expressou sua indignação em relação a uma nota publicada no portal da Prefeitura Municipal de Blumenau. A nota afirmava que o Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas seriam agora de responsabilidade do município.
A Ablutec contesta veementemente a afirmação da prefeitura, negando o reconhecimento desta como “proprietária dos eventos”. O Festival é realizado há 15 anos e o Concurso há 13 anos pela Ablutec, sem que em nenhum momento destas edições tenha havido qualquer processo de concessão à prefeitura. Além disso, a entidade desafia o executivo municipal a provar sua titularidade no registro das marcas do Festival e do Concurso, como afirmou em nota de sua iniciativa.
Em relação às alegações de pendências financeiras, a Ablutec rebate, informando que é a Prefeitura que possui dívidas com a entidade. Segundo a Ablutec, a prefeitura não cumpriu a lei municipal 8.791/2019, aprovada pela Câmara de Vereadores em 31 de outubro de 2019, que estabeleceu um repasse de R$ 1 milhão à entidade.
Nos últimos dias, a Ablutec tentou estabelecer um diálogo com o poder público, por meio de reiterados pedidos de agenda protocolados, porém não encontrou qualquer disposição por parte da Prefeitura de Blumenau.
Em resposta às decisões da Prefeitura de Blumenau, a Ablutec anunciou que está ingressando com as medidas jurídicas cabíveis em defesa do evento, de seus expositores e de seu público.
O conflito entre a Prefeitura Municipal de Blumenau e a Ablutec promete se estender, deixando em aberto o futuro do tão aclamado Festival Brasileiro de Cerveja e do Concurso Brasileiro de Cervejas na cidade catarinense.