Unimed Blumenau negocia compra do Hospital Santa Catarina
O renomado Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) e a cooperativa de trabalho médico Unimed Blumenau anunciaram ao mercado o início do processo que pode resultar na aquisição da centenária instituição de saúde pela cooperativa.
Com quase 104 anos de história e uma trajetória marcada por relevantes serviços prestados na área da saúde, o HSC Blumenau, vinculado à Comunidade Evangélica de Blumenau/União Paroquial Luterana (CEB/UPL), é reconhecido como uma das melhores estruturas do Estado e do país, destacando-se pela qualidade dos serviços e pela humanização dos atendimentos.
A Unimed, com seus 52 anos de existência, é a segunda maior estrutura do segmento no estado, atendendo a mais de 130 mil beneficiários e contando com mais de 1.000 cooperados e aproximadamente 600 colaboradores. O HSC Blumenau é o principal parceiro da Unimed, sendo responsável por mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente pelo hospital.
Durante recentes reuniões entre as duas entidades, as diretorias e conselhos do HSC Blumenau e da Unimed discutiram a possibilidade de uma integração ainda maior de suas atividades, resultando na perspectiva de uma aquisição do HSC Blumenau pela Unimed. Os termos econômicos, financeiros e operacionais dessa operação foram amplamente debatidos entre as partes.
O foco principal dessas negociações foi garantir um modelo que assegure a qualidade e a integridade do sistema de saúde de Blumenau e região, aliado a uma visão social e um compromisso especial com as pessoas e entidades envolvidas.
Um Memorando de Entendimentos não vinculante foi aprovado pelas partes, dando início ao próximo passo do processo. Os termos acordados serão submetidos às assembleias gerais da Unimed e da CEB/UPL, órgãos responsáveis pela decisão final sobre a realização da operação.
Devido a cláusulas de sigilo pertinentes a esse tipo de transação, os dados econômicos, financeiros e operacionais não serão divulgados para o mercado em geral, permanecendo restritos às partes diretamente envolvidas.
As diretorias e conselhos do HSC Blumenau e Unimed estão confiantes de que essa operação, a ser deliberada ainda este mês nas assembleias gerais, representa a melhor alternativa para a manutenção das estruturas atuais e para o avanço no desenvolvimento de um serviço de saúde de qualidade para Blumenau e região.