ColunistasDestaques

Empreendedorismo feminino

Confira mais um artigo da jornalista empreendedora e colunista do Mesorregional, Liliani Bento, que com maestria trás sempre opinião, análises e revelações:

O Brasil é o 7º país com o maior número de empreendedoras no mundo. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizada em parceria com o Sebrae, indicativos da Rede Mulher Empreendedora apontam que mais da metade das empresárias (55%) brasileiras abriram seus negócios durante a pandemia. Dos 52 milhões de empreendedores brasileiros, 57,7% são do sexo feminino, ou seja, são 30 milhões de mulheres que decidiram ter seu próprio negócio. Entre os Microempreendedores Individuais (MEI), elas representam 48%. Só em Santa Catarina, mais de 404 mil negócios foram fundados e são liderados por mulheres, o que representa 35% das empresas ativas do Estado, segundo levantamento do Sebrae Nacional, com dados do terceiro trimestre de 2022.

O empreendedorismo feminino celebra a liderança da mulher em todos os níveis e, potencialmente, contribui para a construção de uma sociedade mais justa, reduzindo as diferenças entre as oportunidades de ascensão oferecidas a homens e mulheres, promovendo a equidade de gênero. Esses números, que não param de crescer, demonstram que as mulheres estão mais confiantes e transformando seus talentos em novos negócios.

Muito desse novo posicionamento das mulheres é resultado dos eventos e movimentos com o objetivo de qualificá-las. Mas, principalmente, de mostrar a elas que unidas elas podem fazer muito mais. Um desses programas que tem ajudado as mulheres a se descobrirem e serem mais assertivas é o Sebrae Delas Mulher de Negócios, que utiliza a metodologia do “Eu, Meu e Nós”. O programa trabalha todos os pilares de uma vida equilibrada, com palestras e eventos presenciais e online. São trabalhadas as competências socioemocionais, como vida, carreira, família e saúde; tudo que envolva o seu negócio, o desenvolvimento e o fortalecimento da rede de relacionamento.

O Sebrae Delas existe desde 2019 e já atendeu diretamente mais de 22 mil mulheres com palestras, encontros e trilhas de conhecimento. Entre os resultados do programa estão aumento de 24% no faturamento inicial dos negócios e incremento de 62% no desenvolvimento e inclusão de novos produtos e serviços. Mas, o principal, e difícil de mensurar, é o fortalecimento da autoestima das participantes e a rede de negócios e de apoio mútuo que se forma. Conheça o programa nesse site: https://www.sebrae-sc.com.br/sebrae-delas/programa.

error: Conteúdo Protegido !!