DestaquesEconomia

SCGÁS registra expansão recorde e crescimento no primeiro semestre de 2024

A SCGÁS apresentou seu balanço geral para o primeiro semestre de 2024, destacando a notável expansão da rede de gás canalizado (RDGN) e o crescimento significativo no número de consumidores. Com 1.577 km de rede já construída, a concessionária atende 73 municípios e conta com mais de 27 mil clientes, incluindo 26 mil residenciais, 361 indústrias e 140 postos.

Nos primeiros seis meses do ano, a SCGÁS conectou mais de 1.640 novos clientes, com 21% desse total em Balneário Camboriú, evidenciando o crescimento acelerado do uso de gás natural na cidade litorânea. Criciúma, com seus 10 mil consumidores, continua a ser a cidade com o maior número de clientes.

O consumo total de gás natural no primeiro semestre de 2024 foi de 291 milhões de metros cúbicos, com destaque para o mês de maio, que registrou mais de 50 milhões de metros cúbicos consumidos. A média diária de consumo foi de aproximadamente 1.600 metros cúbicos. Apesar dos desafios enfrentados pela SCGÁS devido à redução de volume, a concessionária continua investindo na rede de distribuição para ampliar o fornecimento do energético.

Foram investidos 46,8 milhões de reais neste primeiro semestre, dos quais 41,6 milhões foram destinados à extensão de rede, um montante superior ao investido no mesmo período do ano anterior. O Projeto Serra, que conecta Lages à rede principal de distribuição, recebeu 10 milhões entre janeiro e junho de 2024. Nos projetos urbanos, foram investidos mais de 12 milhões de reais.

A SCGÁS permanece comprometida em ampliar o acesso ao gás natural, especialmente no interior do estado. Um exemplo é o projeto Redes do Sul, que pretende aumentar em 43% a oferta de gás natural na região sul e já recebeu cerca de 2 milhões em investimentos.

Expansão Destaque no Primeiro Semestre

No primeiro semestre de 2024, a SCGÁS expandiu sua rede de gás canalizado em aproximadamente 46 km, representando um crescimento de 28% em relação aos 36 km construídos no mesmo período de 2023. O mês de junho liderou a expansão com a instalação de 10,5 km de novas redes.

Santa Catarina se posiciona como o terceiro estado em extensão de rede de distribuição de gás canalizado (RDGN) no país, com 1.577 km construídos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS).

Foto: Roberto Zacarias / SECOM/SCGÁS

error: Conteúdo Protegido !!