CulturaDestaques

Com hotéis lotados, hospedagem alternativa é a solução

Muita alegria, diversão, boa comida, bebida e gente feliz. Essa é a melhor tradução para a Oktoberfest, que chega na 39ª edição revitalizada. A quase quarentona, todos os anos apresenta novidades para os apaixonados pela maior festa alemã do Brasil. Tanto cuidado para manter a festa um ambiente seguro e divertido para quem escolhe vir a Blumenau, em outubro, todos os anos, se traduz em um aumento considerável de turistas e revela a necessidade de aumentar a oferta de leitos. Atualmente, a cidade conta com mais de 40 meios de hospedagens entre pousadas e hotéis, o que representa cerca de 5 mil leitos, segundo uma pesquisa da Secretaria de Turismo.

Para ajudar a receber os turistas, Blumenau conta com a hospedagem alternativa, além da rede hoteleira das cidades vizinhas. São pessoas que alugam suas casas e quartos direto com o turista ou os que utilizam o serviço da plataforma Airbnb.

O vendedor Francisco A. Flor, que possui um apartamento próximo da Vila Germânica, há 3 anos oferece uma suíte, do seu apartamento, para locação pelo Airbnb, no período da festa. No primeiro ano, EM 2021, ele faturou cerca de R$ 10 mil. Para esse ano, a expectativa é de atingir aproximadamente R$ 18 mil com a hospedagem, cerca de 30% a mais do que em 2022. “Alguns ficam somente uma noite, outros o fim de semana. Para esse ano, ainda restam alguns dias. Mas devo fechar 100% de locação até o fim do mês”, conta.

De acordo com Flor,  é trabalhoso, visto que às vezes um sai de manhã e já tem outro entrando de tarde. É um período de correria e cuidados com a limpeza e organização em tempo recorde. “ É muita correria para organizar tudo, trocar roupa de cama, limpar, mas vale muito a pena. Além da renda extra, faço amigos de tudo que é lugar do Brasil”, comenta.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!