Helmuth Högl é um das figuras mais conhecidas da Oktoberfest
Basta entrar nos pavilhões da Vila Germânica para aprender em poucos segundos o hino da Oktoberfest, maior festa alemã do Brasil e a segunda maior do mundo. Em um dos pavilhões, certamente, estará tocando Hallo Blumenau, hino oficial da festa, criado, em 1987, pela banda de Helmuth Högl.
O que poucas pessoas sabem é que a banda do maestro Helmut Högl veio à Oktoberfest na segunda edição da festa, em 1985, por um puro acaso. Na época, a Lufthansa entrou em contato com o secretário de Turismo de Blumenau, Antônio Pedro Nunes, e contou que o maestro estava em São Paulo e, se a Prefeitura quisesse, poderia vir conhecer a festa. Proposta aceita, a banda veio conhecer e se apaixonou pela alegria dos brasileiros. Em 1986, o maestro veio como convidado para a Oktoberfest e foi um dos grandes sucessos das primeiras edições.
Quando sua banda iniciava o show no Oktoberfest atraía todas as atenções, não só do pavilhão que tocava, o Pavilhão A, especialmente decorado para ele, mas também dos demais pavilhões – como eram chamados os inúmeros espaços do Complexo da festa naqueles tempos.
Encantado, o maestro resolveu escrever Hallo Blumenau – hino, por vontade popular, e que até hoje, mais de 35 anos, continua sendo uma das músicas mais tocadas e cantadas na Oktoberfest de Blumenau. Helmut Högl morreu em 2000 e é lembrado até hoje por todos que organizam a festa e por seus visitantes. Seu hino se tornou imortal.
Foto: Reprodução / Divulgação