DestaquesPolítica

Operação Limpeza Urbana investiga esquema de superfaturamento em serviços de limpeza pública em Gaspar

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR), deflagrou nesta quarta-feira (04) a Operação Limpeza Urbana, investigando um esquema de superfaturamento nos serviços de limpeza urbana de Gaspar, realizados entre 2017 e 2023. O foco da operação são os contratos de serviços como varrição manual e mecanizada, carpina e roçada, que eram geridos pela Secretaria de Obras do município e posteriormente passaram para o SAMAE de Gaspar.

De acordo com os documentos e informações recebidos, a Polícia Civil detectou medições superfaturadas, especialmente em áreas verdes pertencentes ao município, onde os dados indicavam extensões maiores do que os terrenos reais. O esquema contava com o aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização dos contratos.

Durante a investigação, foi constatado que o responsável pela Secretaria de Obras na época em que ocorreram os pagamentos indevidos é o mesmo que atualmente ocupa o cargo de presidente do SAMAE, instituição que agora coordena esses serviços de limpeza urbana. A operação cumpriu mandados de busca nas residências dos fiscais envolvidos e de ex-secretários de obras, onde foram recolhidos documentos e dispositivos eletrônicos.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR) e de outras delegacias, como a 1ª e 2ª DP de Blumenau, DIC Blumenau e Delegacia de Timbó, sob a coordenação da 4DECOR.

Fotos: Divulgação / PCSC

error: Conteúdo Protegido !!