Número de estudantes matriculados em cursos técnicos em SC salta de 12 mil para 30 mil com o Programa CaTec
O Programa Catarinense Técnico (CaTec), lançado em 2024 pelo Governo de Santa Catarina, já está transformando o cenário educacional do estado. O número de estudantes matriculados em cursos técnicos na rede estadual cresceu de 12 mil para 30 mil, um aumento impressionante de 150%. A iniciativa busca ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes do ensino médio, preparando-os para o mercado de trabalho ao concluir a educação básica com uma certificação técnica.
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, destacou o sucesso da adesão dos alunos ao programa. Estamos muito satisfeitos com a adesão dos nossos estudantes aos cursos técnicos do CaTec. Desde o início do Programa, nós e o governador Jorginho Mello acreditamos muito que este seria um grande passo para dar mais oportunidades e preparo aos jovens que logo estarão no mercado de trabalho, afirmou Cimadon.
Expansão e novas oportunidades
O governo de Santa Catarina não pretende parar por aí. Em setembro, foi lançado um novo edital para a aquisição de vagas adicionais no CaTec, com a previsão de abrir mais 7 mil novas oportunidades em 14 cursos técnicos diferentes em cidades como São Bento do Sul, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Palhoça, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Rio do Sul. A previsão é de que os cursos comecem ainda em 2024, após a contratação das instituições responsáveis e a organização do calendário de início dos cursos pela Secretaria de Estado da Educação (SED).
Além das vagas para 2024, a SED está trabalhando no lançamento de um edital que disponibilizará 40 mil vagas para cursos técnicos em 2025. Segundo Patrícia Lueders, secretária adjunta de Estado da Educação, a novidade é a ampliação de ofertas para cursos que ainda não estão disponíveis nas escolas estaduais, em parceria com universidades e empresas que participarão do processo de licitação.
Foto: Divulgação / Reprodução