G20 aprova declaração ministerial sobre economia digital com foco em conectividade, IA e integridade da informação
O Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 encerrou oito meses de diálogos com a aprovação de uma declaração ministerial que aborda temas essenciais para o futuro digital global. Sob a presidência do Brasil, o grupo focou em quatro eixos centrais: conectividade significativa, governo digital, inteligência artificial (IA) e integridade da informação.
Um dos destaques da declaração foi a integridade da informação, definida como a precisão, consistência e confiabilidade dos dados, ameaçada pela desinformação, informação falsa e discurso de ódio que circulam nos canais digitais. A declaração reconhece a necessidade de uma abordagem abrangente para combater esses desafios, promovendo um ecossistema de informação mais resiliente.
De acordo com Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), a entrada do tema na agenda do G20 é um reconhecimento da gravidade dos impactos da desinformação sobre objetivos globais, como vacinação, democracia e aquecimento global. O Brasil, ao lado de outros 51 países, formalizou sua adesão à Parceria Internacional para a Informação e a Democracia, e assinou acordos como a Declaração Global sobre Integridade da Informação Online.
O Brasil também foi protagonista ao lançar a Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas, em parceria com a ONU e a UNESCO. Esse esforço faz parte de uma agenda global de combate à desinformação e promoção da integridade da informação, especialmente em temas críticos como mudanças climáticas.
A declaração ministerial do G20 propôs cinco eixos para combater a desinformação e promover um ambiente de informação confiável: fortalecer a resiliência da sociedade, fomentar fontes de conteúdo independentes, aumentar a transparência, aperfeiçoar a governança da integridade da informação e incentivar o respeito à integridade por parte dos agentes públicos e privados.
A cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro, será o palco para aprofundar essas discussões, com o objetivo de garantir um futuro digital mais seguro, justo e transparente.
Foto: Reprodução / Audiovisual G20 Brasil