Chuva intensa atinge Santa Catarina e Defesa Civil emite alerta para temporais e acumulados elevados
Santa Catarina entrou em um período de forte instabilidade climática nesta terça-feira (8), com a intensificação das chuvas previstas para esta quarta (9) e precipitações contínuas até sexta-feira (11). A Defesa Civil estadual emitiu alerta para a população, destacando o risco de grandes acumulados de chuva em diversas regiões, que podem resultar em alagamentos, deslizamentos e temporais isolados. O governador Jorginho Mello estará presente nesta quarta-feira na sede da Defesa Civil para monitorar a situação e definir as próximas ações.
Precipitações intensas em quase todo o estado
Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, o fenômeno é causado pela combinação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai com a intensificação da circulação marítima. Esses fatores estão gerando volumes significativos de chuva em todo o estado, com destaque para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e Planalto Sul, onde os acumulados podem variar entre 150 mm e 200 mm, podendo ultrapassar esses valores em áreas de encosta.
Já nas regiões do Grande Oeste e Planalto Norte, a expectativa é de que os volumes de chuva fiquem entre 100 mm e 150 mm até o final da semana. A central de monitoramento da Defesa Civil ainda destaca a possibilidade de temporais isolados no Grande Oeste na quarta-feira, com a condição se estendendo para outras regiões na quinta (10).
Nova frente fria na sexta-feira
Embora a circulação marítima perca força na sexta-feira (11), uma nova frente fria está prevista para avançar sobre Santa Catarina, trazendo mais chuvas e tempestades. Esse sistema climático deve atingir o Grande Oeste nas primeiras horas do dia e se espalhar por outras áreas do estado ao longo da sexta-feira. Apenas com o afastamento dessa frente no final de semana, espera-se que o clima se estabilize.
Foto: Divulgação / Reprodução