DestaquesPolítica

Vereadores de Blumenau se reúnem em movimento que pode colocar Ito de Souza (PL) como presidente da Câmara

Nesta segunda-feira (4), nove vereadores de Blumenau assinaram um documento de apoio à uma possível chapa liderada pelo vereador Aílton de Souza, o Ito (PL), na disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau. A composição da chapa conta ainda com Diego Nasato (NOVO) como vice, Egídio Beckhauser (Republicanos) como 1º secretário e Cristiane Loureiro (Podemos) como 2ª secretária. Caso confirmada, essa aliança praticamente assegura a vitória de Ito para a presidência na próxima legislatura.

Porém o fato é que a formação da chapa trouxe representantes de partidos opostos ao prefeito eleito Egídio Ferrari (PL) e está gerando discussões. Diego Nasato e Cristiane Loureiro, apesar de estarem em chapas contrárias durante a campanha, agora fazem parte de uma Mesa que Ito afirma ser independente, sem intenção de confrontar diretamente a nova gestão municipal.

Além dos quatro nomes da Mesa, o documento de apoio também foi assinado pelos vereadores Silmara Miguel (PSD), Bruno Win (NOVO), Bruno Cunha (Cidadania), Professor Gilson (União) e Flávio Linhares (PL).

Durante um evento nesta noite no Frohsinn, Ferrari, comentou ao Mesorregional que não interferirá no processo de eleição da Mesa: “É um outro poder, não cabe a mim interferir; os vereadores precisam fazer suas escolhas”, afirmou, deixando transparecer, no entanto, um certo desconforto com os desdobramentos políticos, justamente por conta dos vereadores do NOVO e do Podemos, que o agrediram muito no pleito municipal.

Em entrevista ao Mesorregional, Ito destacou a necessidade de manter uma Câmara independente e plural. “A ideia não é combater o prefeito, queremos independência para trabalhar,” afirmou. O vereador também mencionou que já comunicou Ferrari sobre a composição da Mesa e que sua intenção é construir uma Câmara que represente diversas vozes. “Temos que trabalhar para construir juntos,” enfatizou Ito, que ainda comentou que o comportamento do partido NOVO evoluiu e que “passa a ter direito a ter cargos” estando na Mesa.

Ito ainda destacou que possui um voto adicional guardado para a eleição no dia 1º de janeiro, até lá, há diversas expectativas, incluindo claro, o movimento de outros vereadores, liderados pelo atual presidente da Mesa, Almir Vieira (PP), sendo que tanto Ito, quando Almir, entre outros vereadores devem disputar também as eleições de 2026.

Foto: Divulgação / Assessoria

error: Conteúdo Protegido !!