DestaquesGeralSaúde

Governo Federal anuncia programa de acolhimento para passageiros com TEA e Neurodivergências em aeroportos

O Governo Federal anunciou, na última terça-feira (5), a criação de um programa voltado para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências a se deslocarem pelos aeroportos do Brasil. A expectativa é implantar 20 salas especiais até 2026, adaptadas para atender aproximadamente 200 mil passageiros que circulam anualmente pelos terminais aéreos brasileiros.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos , a iniciativa busca melhorar as condições não apenas para as pessoas com neurodivergências, mas também para seus familiares. O ministro Silvio Costa Filho, que possui um afiliado no espectro autista, destacou a importância da proposta. “Este gesto simboliza o que precisamos no Brasil: um olhar para o bem-estar social e para aqueles que chamaram de atenção tanto do poder público quanto do privado”, afirmou. O ministro ainda lançou um desafio às operações: “A que instalar as três primeiras salas terá um olhar diferenciado na premiação dos melhores aeroportos do ano.”

Salas Multissensoriais e Acomodações
As salas especiais serão multissensoriais, proporcionando estímulos visuais, táteis e auditivos, promovendo relaxamento, concentração e bem-estar. Também serão criadas salas de acomodação, com estímulos reduzidos, para acolher passageiros em momentos de crise. Além disso, haverá reavaliações de procedimentos para melhorar a experiência do passageiro com TEA, tanto em voo quanto em solo.

O ministério planeja capacitar os profissionais do setor e promover a conscientização entre os demais passageiros. “Ambos os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neurodivergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos”, informou o ministério.

Seis salas estão programadas para serem rompidas no primeiro trimestre de 2025, com a meta de que todos os principais aeroportos do Brasil, especialmente aqueles com maior fluxo, tenham essas instalações. Durante a abertura de lançamento do programa, o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca , ressaltou a “responsabilidade social muito grande” do setor para proporcionar dignidade , oportunidade e autoestima às pessoas.

Um Olhar para o Futuro
Atualmente, existem quatro salas multissensoriais em aeroportos, sendo uma nova inaugurada em Natal em novembro. O programa é parte da iniciativa Viver sem Limites II , inspirada em experiências anteriores de salas sensoriais inovadoras pela Concessionária Aeroporto de Zurique nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.

Foto: Governo SC

error: Conteúdo Protegido !!