Luciane Ceretta é reeleita presidente da ACAFE para o biênio 2024-2026
Luciane Ceretta, reitora da Unesc, foi reconduzida à presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) em assembleia eletiva realizada na última quinta-feira (21), na Univali, em Itajaí. A eleição assegura sua permanência no cargo para o biênio 2024-2026, ao lado do vice-presidente Kaio Amarante, reitor da Uniplac.
A assembleia contou com a participação de reitores de 13 instituições associadas, que discutiram temas como o programa SC Mais Inovação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), e o Programa Universidade Gratuita, que beneficia mais de 40 mil estudantes no estado. Além disso, foi apresentada a proposta do Projeto de Integridade e Compliance, que visa aprimorar a governança, transparência e adequação às exigências legais, incluindo demandas da Lei do Programa Universidade Gratuita.
Durante o evento, também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para o próximo biênio. Entre os nomes destacados estão os professores Márcia Sardá Espíndola (Furb), Rosemari Glatz (Unifebe) e Valdir Cechinel Filho (Univali), no Conselho Deliberativo, e Cláudio Jacoski (Unochapecó) e José Fernando Fragalli (Udesc), no Conselho Fiscal.
“Esse é um momento de reafirmarmos o papel estratégico das universidades comunitárias para o desenvolvimento de Santa Catarina. Agradeço muito a confiança de todos os reitores. Contem com nosso empenho, dedicação e compromisso para dar continuidade ao trabalho coletivo que está sendo realizado”, destacou Luciane Ceretta.
O vice-presidente, Kaio Amarante, reforçou a importância da unidade entre as instituições associadas: “É notório como nossas instituições estão cada vez mais próximas, e é essa unidade que queremos fortalecer ainda mais daqui para frente”.
Pela manhã, a programação incluiu uma reunião das câmaras setoriais, que discutiram estratégias para fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão em todo o estado.
Foto: Divulgação