Saúde de SC bate recorde em cirurgias eletivas
Saúde de Santa Catarina segue avançando e registrou, em outubro, um recorde histórico com a realização de 16.021 cirurgias eletivas com internação. Esse número representa um aumento de 76% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram feitos 9.100 procedimentos.
O resultado reflete os esforços do Governo do Estado em reduzir as filas e ampliar o acesso aos tratamentos, especialmente nos casos que exigem internação, historicamente os mais críticos no sistema público catarinense.
Investimentos que fazem a diferença
Os números expressivos de outubro se somam a outros meses de destaque. Em julho, foram realizados 15.769 procedimentos, e em agosto, 14.661 cirurgias. Entre janeiro e outubro de 2024, já são 131.940 cirurgias eletivas com internação, beneficiando milhares de pessoas que aguardavam pelos procedimentos.
Para alcançar esses resultados, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) adotou medidas importantes, como:
- Abertura de leitos de enfermaria e UTI;
- Habilitação estadual em cardiologia para 8 hospitais e em ortopedia para 14 hospitais;
- Implementação da Tabela Catarinense com pagamento até 12 vezes o valor da tabela SUS;
- Fortalecimento do Programa de Valorização dos Hospitais.
Além disso, a SES firmou contratos com sete unidades privadas, ampliando para 198 hospitais a rede do SUS em Santa Catarina. Esse número deve crescer nos próximos meses.
Compromisso com a saúde pública
“Estamos passando a limpo a saúde do estado, ampliando as cirurgias e melhorando a infraestrutura hospitalar. Muito já foi feito, mas continuaremos avançando para reduzir o sofrimento da população”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Saúde, Diogo Demarchi Silva, destacou o impacto da gestão integrada: “Esses bons resultados só foram possíveis graças à determinação do governador, que colocou a saúde como prioridade. Estamos trabalhando com os hospitais e municípios para garantir um tempo digno para os pacientes.”
Foto: Ricardo Trida / Secom Gov