Maré Vermelha: Autoridades mantêm alerta para o consumo de mexilhões em Imbituba
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) segue com a contraindicação para o consumo de mexilhões na região de Imbituba, no Litoral Sul catarinense. A medida foi mantida após a confirmação de níveis elevados de ácido ocadaico, substância tóxica associada à chamada “maré vermelha”, uma proliferação de algas nocivas que pode contaminar moluscos e peixes.
Segundo a Cidasc, pessoas que consumiram moluscos retirados de costões e ilhas de Imbituba, Florianópolis e Laguna apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar, incluindo enjoo, diarreia e vômito. Os resultados das análises laboratoriais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgados no dia 2 de janeiro, confirmaram a presença da toxina acima do limite permitido pela legislação.
Por outro lado, moluscos coletados em fazendas marinhas monitoradas de Florianópolis e Palhoça foram considerados seguros para consumo. Dessa forma, a orientação das autoridades é que a população evite consumir moluscos retirados de costões e ilhas e dê preferência aos produtos provenientes de cultivos monitorados.
Caso haja suspeita de intoxicação, é fundamental buscar atendimento médico imediato e notificar a Vigilância Sanitária e a Cidasc pelo telefone 0800 644 8500.
Foto: CidaSC / Reprodução