Socorristas do SAMU e bombeiros militares salvam vida de idoso, vítima de enfarto em praça de Blumenau
Na manhã desta terça-feira (07), uma rápida ação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU resultou na salvação de um idoso de 62 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória na região da Praça dos Músicos, também conhecida como Praça das Gaitas Hering, no bairro Itoupava Seca, em Blumenau. O homem estava caminhando pela região da praça quando possivelmente sofreu um infarto, caindo na calçada. Uma mulher que passava pelo local rapidamente acionou as equipes de resgate, que chegaram com eficiência e trabalharam por mais de 30 minutos para reverter a situação.

Durante o atendimento, os profissionais utilizaram equipamentos de ponta, como o Lucas 3, um equipamento de compressão torácica automática, e o AMBU, um dispositivo médico para ventilar pacientes que não estão respirando. Com esses recursos, a vítima foi entubada e reanimada, apresentando sinais vitais novamente. O idoso foi encaminhado ao Hospital Santa Isabel para cuidados adicionais.
Este episódio é mais um dos que destacam a importância das Unidades de Suporte Avançado em todas as regiões, pois esses serviços são essenciais para salvar vidas e minimizar sequelas. No caso de Blumenau, a única unidade do SAMU e o Arcanjo 03 atendem uma região com mais de um milhão de habitantes no Médio Vale do Itajaí. A falta de mais unidades avançadas na área é um desafio, já que cidades e regiões catarinenses com população inferior possuem até duas USAs.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional