Chuvas intensas no Litoral Norte acendem alerta para leptospirose
Após as fortes chuvas que atingiram cidades como, Balneário Camboriú, Itapema e Camboriú, nos dias 16 e 17 de janeiro, surge um alerta: o risco de contaminação por leptospirose.
A doença, causada pela bactéria Leptospira, é transmitida principalmente pelo contato com água contaminada por urina de animais infectados, como ratos. Situações de alagamentos e enchentes aumentam significativamente o risco de exposição.
Segundo os comunicados das prefeituras das cidades afetadas, é fundamental que moradores estejam atentos aos sintomas de febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Alguns casos mais graves podem incluir icterícia, insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas.
Em caso de suspeita, procure imediatamente uma unidade de saúde.
Como se prevenir durante a limpeza pós-enchente:
Utilize botas, luvas e máscaras durante a limpeza. Lave pisos e objetos com água e sabão. Desinfete superfícies com solução de água sanitária (1 copo para cada 20l de água). Descarte alimentos que tiveram contato com água de enchente.
As autoridades lembram que a bactéria pode sobreviver por até 180 dias, por isso os cuidados devem ser redobrados mesmo após as águas baixarem.
Foto: Beep Saúde / Divulgação