Celesc esclarece vídeo com falsa acusação expostas por vídeo contra equipe de fiscalização em Blumenau
Nos últimos dias, um vídeo viral circulou em grupos de WhatsApp de Blumenau, gerando confusão e questionamentos sobre a atuação de trabalhadores próximos a residências. No material, internautas acusam dois trabalhadores uniformizados de estarem aplicando golpes, levantando dúvidas infundadas sobre as ações da Celesc e de empresas prestadoras de serviços contratadas pela distribuidora de energia.
A Celesc, por meio de nota oficial, desmentiu as alegações e esclareceu que os profissionais que aparecem no vídeo fazem parte de uma equipe terceirizada contratada pela Companhia para realizar fiscalizações de rotina. As atividades envolvem a verificação e substituição de medidores de energia próximos ao fim de sua vida útil, sendo a troca feita sem custos adicionais para os clientes, com a instalação de equipamentos mais modernos e precisos.
Além disso, a distribuidora de energia reforçou que todas as suas equipes, tanto próprias quanto terceirizadas, estão devidamente uniformizadas e utilizam veículos identificados com o logo da Celesc ou adesivo informando que estão “A serviço da Celesc”. A Companhia também disponibilizou um número de telefone, 0800 048 0120, para que a população tire dúvidas diretamente com a Central de Atendimento.
O mais preocupante, segundo a Celesc, é que a propagação de informações falsas, como as contidas no vídeo, tem dificultado o trabalho das equipes, especialmente nos acessos a condomínios e outras áreas da região, gerando desconfiança e obstáculos desnecessários. Este caso serve de alerta para os danos causados pelas fake news, que, além de prejudicarem diretamente os trabalhadores e o andamento de serviços essenciais, criam um ambiente de desinformação que afeta toda a sociedade. Compartilhar desinformação em vez de buscar fontes confiáveis de notícias tem um custo elevado, comprometendo o bem-estar coletivo.
Foto: CELESC / Divulgação