DestaquesGeral

Famílias Acolhedoras transformam vidas de crianças e adolescentes em Blumenau

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, lançado em março de 2018 em Blumenau, já beneficiou mais de 170 crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias por abandono ou impossibilidade de cuidado. Atualmente, 10 famílias participam do programa, acolhendo 07 crianças em ambiente familiar temporário.

A iniciativa visa oferecer cuidado individualizado, proteção e afeto para menores que precisam de um lar provisório. Dulcinéia Fatima Zeni Franzmann, uma das famílias acolhedoras, destaca que o objetivo é transformar a vida dessas crianças, mesmo que de forma temporária. “Cada uma tem sua personalidade e história de vida, e trabalhamos para ajudá-las em suas necessidades”, explica.

Joice Hemmer, que já acolheu 14 crianças, relata que, apesar da saudade ao entregar os menores para a família de origem ou adotiva, a sensação de amor e gratidão prevalece. “Sabemos que elas vão receber muito carinho”, afirma.

Para participar, é necessário cumprir requisitos como ter mais de 21 anos, residir em Blumenau há pelo menos um ano, não ter interesse em adoção e não possuir antecedentes criminais. As famílias também precisam passar por um estudo psicossocial e uma capacitação antes de iniciar os acolhimentos.

Ieda Terezinha Maes, que já acolheu 14 crianças, gosta de manter contato com as famílias que receberam os menores. “É muito bom ver como eles estão bem e cheios de amor”, comenta.

Interessados em se tornar uma família acolhedora podem entrar em contato com a Diretoria de Proteção Especial da Semudes pelo telefone 3381-6641.

Foto: Divulgação/PMB

error: Conteúdo Protegido !!