Nada

Anúncio de retorno da Central de Emergências a Blumenau, pode ser apenas mudar de endereço o problema da centralização

O governador Jorginho Mello (PL) divulgou nesta quarta-feira (05), por meio de um vídeo, a retomada da Central de Emergências do Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau, a qual foi transferida para Balneário Camboriú em maio de 2024. O anúncio aconteceu ao lado do prefeito Egidio Ferrari (PL), do secretário de Defesa Civil do Estado, Mário Hildebrandt (PL), e do Coronel Fabiano, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Segundo Jorginho Mello, a central telefônica de emergências terá sua base em Blumenau, proporcionando melhores condições de atendimento e estrutura para o atendimento à população da região. Apesar do vídeo ter sido divulgado apenas hoje, o vídeo foi gravado em um encontro que ocorreu há exatamente uma semana atrás, no dia 29 de janeiro.

A decisão veio após uma série de reclamações e pressões políticas pela retomada da central, especialmente após o incêndio em uma loja na Rua XV de Novembro, no final de janeiro, onde muitos cidadãos relataram demora no atendimento ou até a impossibilidade de serem atendidos ao tentarem ligar para o número 193. O episódio gerou uma Moção de Repúdio e uma Moção de Apelo na Câmara Municipal, que foram aprovadas no último dia 04. Ambas pediam a retorno da central de emergências para a maior cidade do Vale do Itajaí.

Em sua fala, o governador afirmou que, além de Blumenau, haverá duas outras centrais regionais: uma em Florianópolis, para o prefixo 48, e outra em Lages, para os municípios do DDD 49, incluindo cidades como Chapecó. Antes a ideia era centralizar tudo em Florianópolis, mas agora, ao que aparentar ser uma manobra política houve a mudança do projeto, mas ainda restam dúvidas sobre como cada estrutura será implantada e qual será a efetiva capacidade de atendimento das centrais. Jorginho Mello também destacou que as centrais atenderão não apenas o Corpo de Bombeiros, mas também o SAMU, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, entre outros órgãos de emergência.

O Mesorregional apurou que a intensão do governo é que a central do prefixo 47, que abrange Blumenau e cidades da região, deve estar funcionando ainda neste primeiro semestre de 2025, com a implantação de novas tecnologias para garantir maior agilidade e eficiência no atendimento.

Desafios logísticos

Entretanto, desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos. O 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros e o 10º Batalhão da Polícia Militar, unidades responsáveis pela operação em Blumenau, não possuem a estrutura física adequada para suportar a demanda de uma central de emergência que envolva todas essas agências. Além disso, será necessário um efetivo considerável, com mais de dez pessoas por turno (se juntar todas as instituições) para garantir a eficiência no atendimento, considerando as complexas exigências de cada área.

O retorno da central de emergências a Blumenau representa um avanço importante para a cidade e suas regiões vizinhas, especialmente após a cobrança da população e das autoridades locais, e promete contribuir para um atendimento mais rápido e eficaz em casos de urgência, porém fica evidente que enquanto o cobertor cobre um, outros ficarão destapados.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!