Confira informações exclusivas sobre as situações ocasionadas pela tempestade desta quarta-feira de calor em Blumenau
Na noite desta quarta-feira (12), Blumenau foi severamente impactada por um forte temporal que atingiu a cidade, com maior intensidade nos bairros Itoupavazinha e Itoupava Central, na região norte. A chuva torrencial veio após a tarde mais quente do ano, em que termômetros marcaram 40ºC e resultou em alagamentos, quedas de árvores e complicações significativas no trânsito.

A situação mais crítica foi registrada na Rua Eldrita Krueger, no bairro Itoupava Central, onde, inicialmente, o Corpo de Bombeiros foi informado sobre o desabamento de uma casa. No entanto, ao chegar ao local, foi constatado que um muro desabou, deixando quatro pessoas ilhadas. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido. O Mesorregional apurou junto à Defesa Civil municipal que foram cerca de 106mm de chuva em poucos minutos.
Na mesma região, na Rua Gov. Pedro Ivo Campos, cerca de 30 pessoas, incluindo crianças e idosos acamados, precisaram ser resgatadas pela equipe do Corpo de Bombeiros com o Caminhão da Força Tarefa. O trabalho de resgate continuou sendo intensificado, com equipes atendendo a outras ocorrências, incluindo mais pessoas ilhadas e situações de risco. A Rua Franz Volle também teve um ponto de acesso alagado.
Após passar por Blumenau, o temporal seguiu em direção ao litoral norte, causando danos em cidades como Itapoá, Garuva e Araquari, onde as equipes do Corpo de Bombeiros também atuaram em situações semelhantes, como barreiras, quedas de árvores e outros danos estruturais.
Vídeos de leitores e registros feitos pelo Mesorregional mostraram o impacto da tempestade, com imagens de ruas completamente alagadas e equipes de emergência em ação para lidar com as consequências da forte chuva.
O Corpo de Bombeiros continua atendendo as ocorrências e a Defesa Civil foi acionada para avaliar os danos e coordenar as ações de apoio à população afetada.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional