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Tendências de varejo: empresários de Blumenau discutem insights da maior feira de varejo do mundo

No dia 12 de fevereiro, a Father & Company Brasil, empresa blumenauense especializada em gestão de comércio exterior, realizou um encontro para empresários da região no auditório do Stein Office. O evento, nomeado Pós NRF Retail’s, trouxe para os participantes as principais tendências captadas na NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, realizada recentemente em Nova York, foram exploradas de perto durante a missão que levou uma das principais delegações brasileiras ao evento.

O evento teve como objetivo compartilhar as inovações do setor e provocou os presentes para participarem das próximas edições da feira organizada pela National Retail Federation. Evento anual que atrai milhares de participantes de diversos países, com a maior presença internacional sendo justamente a delegação do Brasil, conforme apontado por Thiago Raitez, sócio e diretor comercial da Father & Company Brasil.

“A NRF aborda as tendências que norteiam o setor de varejo e acontece na cidade que lidera essas inovações. A feira serve para empresários, executivos e varejistas discutirem o cenário, os desafios, e as previsões para o futuro das vendas no mundo”, explicou Raitez.

O evento contou com a presença da Camila Renaux, empreendedora blumenauense e especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT (EUA). Camila compartilhou as tendências que observou nas palestras que participou, com foco em marketing. Ela destacou a importância de colocar as pessoas no centro das estratégias: “O marketing estará cada vez mais voltado para a geração de conteúdo envolvendo as nossas comunidades. São as pessoas, os colaboradores no centro, quem entender isso estará um passo à frente”, afirmou.

Renaux também enfatizou a mudança no varejo de Nova York, destacando que as lojas se tornaram mais humanas e acessíveis: “O varejo em Nova York é verde! Ele tem paisagismo, mais espaço para descansar e menos foco em produtos. O protagonismo agora é da experiência!”, pontuou.

O evento foi encerrado com uma palestra de Daniela Dalmolin Feldens, especialista em comunicação e branding para a indústria têxtil e de moda, que falou sobre as tendências para o futuro da indústria de moda. “O abraço da marca, a hospitalidade, a criação de boas memórias e laços emocionais são o que realmente atraem o consumidor”, ressaltou. Ela também afirmou que a confiança é um fator chave para o consumidor, que hoje estaria disposto até a compartilhar seus dados com marcas que demonstram essa confiança.

A NRF Retail’s Big Show teve sua 115ª edição realizada de 8 a 15 de janeiro de 2025. O evento se focou nas principais tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação, apontando para as novas direções que o varejo deve seguir nos próximos anos.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

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