Senador Esperidião Amin discute temas polêmicos em visita a Blumenau
Nesta segunda-feira (07/04), o Senador Esperidião Amin estará em Blumenau para cumprir uma série de agendas políticas e atender à imprensa. O encontro está marcado para as 12h40, e promete abordar temas de grande relevância para Santa Catarina e o Brasil.

Entre os assuntos previstos, destaca-se o debate sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, tema que ganhou força após manifestações na Avenida Paulista lideradas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Outro ponto importante é a otimização do contrato da BR-101, além do reembolso dos recursos investidos pelo estado em rodovias federais, como a BR-470.
O senador também reforçará a cobrança pela apreciação do projeto que visa a derrubada do veto que impede o abatimento da dívida de Santa Catarina com a União. Amin já cobrou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que a proposta seja pautada.
Outro destaque será a moção encaminhada ao ministro da Educação sobre a grave situação orçamentária da UFSC, que enfrenta desafios financeiros significativos. Amin também deve comentar o caso Débora, afirmando que a proposta de 14 anos de prisão para a envolvida seria uma tentativa de confirmar uma narrativa política.
Por fim, o senador deve abordar o planejamento para o ano eleitoral de 2026, trazendo perspectivas sobre os desafios e estratégias para o futuro político do estado e do país.
O senador fala sobre o acidente no Morro Dos Cavalos “Olha, nós estamos tratando deste assunto, Morro Dos Cavalos, há mais 10 anos, tanto é que o projeto foi contratado em 2013, não porque quiseram, mas porque não há definição do Governo Federal. Agora, infelizmente impulsionado, e todos nós cobrados por esse acidente, temos que resolver… Chega de dúvidas.”
“É um Estado que produz e ajuda o Brasil, o ministro sabia do problema desde o ano passado, quando participou da inauguração do único ponto de parada e descanso dos motoristas…” continua ele “10 anos para fazer um único ponto de parada, aproveitando um ponto onde era parada de pedágio.”
Em suas palavras, o senador comenta um pouco sobre sua vinda a Blumenau e afirmou: “Vim pela reinvindicação e infraestrutura da BR 470, que estou devendo e também cobrando a respeito. Venho pela educação, na área do atendimento hospitalar, credenciamento e habilitação das altas complexidades. Também valorizo a cultura, o esporte e os movimentos sociais, mantendo uma relação íntima com a região.”
A indagação que fica é como as autoridades e o Governo irá tratar essa via e as medidas que serão tomadas para a resolução do problema.
Confira as respostas do Senador no vídeo abaixo:
Foto: Maria Eduarda Franz / Mesorregional