DestaquesSegurança

Ação de reintegração de posse em Blumenau retira ocupantes irregulares em área de risco

Na sexta-feira (25), a Defesa Civil de Blumenau, juntamente com a Polícia Civil, Polícia Militar, Celesc, Samae, Semmas, Seurb, Semudes e o Corpo de Bombeiros Militar, participou de uma ação de reintegração de posse na Rua Prof. Matheus Bragagnolo, localizada no bairro Água Verde. A área, considerada de risco, foi afetada por um grande deslizamento de terra em 2008, que atingiu 153 edificações na época.

A operação foi desencadeada após denúncias da comunidade, que relataram a ocupação irregular do local. A fiscalização da Defesa Civil constatou que os ocupantes haviam invadido a área, e o proprietário do terreno ingressou com uma ação judicial para reaver a posse. A ação foi acompanhada por um Oficial de Justiça, que garantiu o cumprimento da decisão judicial. Segundo moradores vizinhos, o ocupante da área respondeu de forma ameaçadora e, além disso, desmatava o local, o que agravava ainda mais o risco da situação.

A operação foi realizada em quatro etapas:

  1. O isolamento da área invadida pelas polícias Militar e Civil;
  2. A entrada dos oficiais nos escombros ocupados;
  3. A retirada de mobílias e pertences encontrados no local;
  4. A demolição dos escombros invadidos.

O secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, destacou que o principal objetivo da operação era preservar vidas. “Dada a história de deslizamentos naquela localidade, não podemos permitir a ocupação irregular de uma área tão afetada por desastres naturais”, afirmou.

Durante a ação, a Secretaria de Desenvolvimento Social acompanhou o caso e se colocou à disposição para atender as pessoas que estavam ocupando o local. No entanto, inicialmente, os ocupantes recusaram o atendimento. A Secretaria de Desenvolvimento Social seguirá monitorando a situação e prestando apoio às famílias conforme necessário.

Áreas classificadas como de risco só podem ser reocupadas mediante aprovação de um projeto de engenharia, que garanta a segurança para a ocupação. No caso da propriedade da Rua Prof. Matheus Bragagnolo, além da ocupação irregular, havia também indícios de desmatamento, sugerindo uma tentativa de expansão territorial por parte dos invasores.

Foto: Giovanni Silva / PMB

error: Conteúdo Protegido !!