Governo russo cria página para combater ‘fake news’
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia criará uma seção dentro do próprio site para combater as chamadas “fake news“, notícias falsas veiculadas por portais e jornais, principalmente do exterior. A porta-voz do Ministério, Maria Zakharova, disse que a seção reunirá todas as declarações oficiais de representantes do governo para confrontar as notícias publicadas. “A seção fará revelações, reportará as fontes reais, fornecerá dados verídicos e destacará a reação e opinião do governo russo sobre os assuntos abordados na mídia“, afirmou Zakharova.
O governo russo tomou a decisão após jornais, sobretudo dos Estados Unidos e da França, publicarem supostos casos de influência de Moscou na política de outros países. A mídia norte-americana publicou recentemente que a Rússia poderia autorizar a extradição do ex-analista de sistemas Edward Snowden. Além disso, diariamente os jornais do país divulgam matérias sobre a relação entre o presidente Donald Trump e o líder russo, Vladimim Putin.
“Como vocês querem lutar contra as ‘fake news’ se vocês fazem todo o possível para produzi-las?”, criticou a porta-voz do Ministério russo. Desde as eleições presidenciais dos EUA, em novembro de 2016, a imprensa local discute o impacto das notícias falsas na opinião pública.
Estudiosos apontam que a veiculação de “fake news” nas redes sociais teve um impacto significativo na derrota da candidata democrata, Hillary Clinton. No entanto, Trump e Putin têm acusado todas as notícias contrárias a eles de “fake news”.
Fonte: