A primeira emissora de televisão de Santa Catarina
Confira mais um artigo do podcaster André Cantoni, apresentador do Blumencast, canal que já possui mais de 3.500 inscritos, que também quinzenalmente ao Mesorregional na editoria de turismo, trazendo sempre fatos históricos e curiosos de Blumenau. Confira:
No dia 11 de agosto comemorou-se o Dia Mundial da Televisão e nossa coluna que busca rememorar fatos históricos e curiosos da região, não poderia deixar essa data passar em branco. Isso porque Blumenau foi a primeira cidade do Estado a fundar uma emissora de TV: A TV Coligadas em 1º de setembro de 1969. Até então, o conteúdo consumido vinha invariavelmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
O jornalista e primeiro apresentador do bloco local do Jornal Nacional, Carlos Braga Müller, relata que o povo catarinense carecia de uma identidade própria, não havia integração entre as cidades e a falta de um veículo de comunicação em crescimento à época, como a televisão, era um dos fatores que impactava essa questão.
Programas consagrados como “Domingo no Parque”, “Salve a Banda”, “Mulheres em Vanguarda, “Sábado Alegre” estampavam as telinhas catarinenses através das mais de cem repetidoras Estado adentro.
Em 1980, a “Menina dos seus olhos” como era chamada carinhosamente a TV Coligadas, foi vendida para o Grupo RBS que por sua vez, teve suas operações vendidas em Santa Catarina em 2017 passando a se chamar NSC TV. Infelizmente, grande parte dos arquivos da antiga emissora foram perdidos com a grande enchente de 1983 e 1984. Blumenau tem em seu currículo, diversas outras ações de pioneirismo, que abordaremos em momento oportuno. Isso demonstra o foco de sua gente em arregaçar as mangas e buscar soluções. É certamente motivo de orgulho e inspiração para nós e para as novas gerações.