ABADA realiza pedágio neste sábado (19)
A Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA) realiza no próximo sábado, dia 19, das 8 às 12h, mais um pedágio solidário nas principais ruas de Blumenau. Os valores arrecadados são de extrema importância para ajudar no pagamento da folha dos colaboradores no fim do ano, quando há férias e 13º, e finalizar as obras da sede própria. Quem for ao centro, já prepara a sua colaboração para ajudar. Mas, quem não for sair de casa também pode ajudar por meio do pedágio virtual, no PIX adm.abada@gmail.com, que segue até o fim de setembro. A instituição também está aceitando colaboradores que queiram trabalhar no pedágio. Para isso, basta se inscrever nesse link.
A instituição tem 34 anos e nasceu da união de pais e familiares para atender a comunidade surda. É a única instituição que realiza os exames de audição pelo SUS, desde bebê até as pessoas na faixa dos 80 anos e oferece outros serviços de forma gratuita. Somente neste ano já foram mais de 800 agendamentos de exames de audição pela ABADA. O atenbdimento oferecido contempla Blumenau e todas as cidades do Médio Vale do Itajaí.
Entre os diversos projetos que são desenvolvidos, estão o Conviver, Crescer e Mundo do Trabalho que prepara currículos e entrevista e que viabiliza a relação entre comunidade surda e as empresas e acompanha todo o processo de inserção no mercado de trabalho. Esse projeto é tão importante , que tem até uma psicóloga que atua na instituição e, graças a esse apoio, se formou em psicologia. Foi uma das primeiras surdas a se formar em psicologia em Blumenau. A psicóloga Liliane Miranda Soares atua como educadora social na ABADA.
A ABADA também possui uma uma “Central de Libras” para todo e qualquer relacionamento com a comunidade em geral, como atendimento médico, serviços jurídicos, financeiros (ou seja, sempre que um surdo necessita se comunicar pode acionar a instituição) e também para as empresas com as quais os surdos mantém vínculo empregatícios. A “Central de Libras” também oferece cursos em libras pra empresas e público em geral, tanto virtual quanto presencial, com o objetivo de trabalhar a inclusão social.