Acidente no bairro Escola Agrícola de Blumenau levanta debate sobre segurança no trânsito
Uma cena registrada por câmeras de videomonitoramento na Rua Norberto Seara Heusi, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, revela um incidente que por muito pouco ocorreu em uma tragédia. O vídeo mostra um casal parando seu veículo para possivelmente oferecer carona a uma adolescente que se dirige à escola. No momento da travessia, a jovem até esperou a passagem de uma moto, mas não viu que, logo após, viria um carro que atropelou. Por muita sorte, ela sofreu apenas ferimentos leves.
Este ponto da rua, aproximadamente no número 1070 da via, já foi palco de diversos acidentes graves, incluindo óbitos de pelo menos dois jovens em situações diferentes, o que tem gerado preocupação na comunidade local. Há anos, os moradores clamam por medidas de redução de velocidade, mas até o momento, a Prefeitura de Blumenau não atendeu a essas solicitações e implantou uma sinalização em frente a antiga URB, em um ponto em que nunca houve acidentes.
As imagens da câmera de segurança foram desfocadas para proteger a identidade da vítima, que é menor de idade. Apesar da tragédia evitada, o incidente levanta a questão da segurança no trânsito e a necessidade urgente de medidas para proteger os pedestres, especialmente em áreas onde há um grande fluxo de veículos e crianças.
O debate sobre segurança viária ganha força, tomou uma repercussão maior com as imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp no decorrer desta quinta-feira (22), apesar de que o atropelamento ocorreu no último dia 19.
Imagens: Reprodução / Vídeomonitoramento