DestaquesSegurança

Adolescente é detido ao tentar invadir escola com machadinha e bombas em SP

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) uma tentativa de invasão a um prédio onde funcionam duas escolas em Monte Mor (SP). Um adolescente de 17 anos foi apreendido após a detonação de uma bomba caseira. O garoto exibia um símbolo nazista no braço. O rapaz é ex-aluno. Cerca de 300 estudantes de 12 a 15 anos estudam no período da manhã na instituição. A ação mobilizou as policias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.

O rapaz caminhava com uma machadinha em direção a duas escolas que funcionam no mesmo prédio. Segundo a Polícia Militar, ele foi interceptado por volta das 8h40min, nas proximidades das escolas Municipal Vista Alegre e Estadual Professor Antônio Sproesser, no bairro Jardim Vista Alegre.

Ele foi apreendido após detonar uma bomba caseira em um dos banheiros do imóvel. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o adolescente chegou a atirar o artefato por uma janela e provocou a explosão de um vaso sanitário. Ele foi visto com artefatos diversos, enquanto trafegava em um carro nas imediações das escolas, por moradores que acionaram a polícia.

Foto: Helen Sacconi/EPTV.

Durante a ação o jovem usava roupas pretas e uma braçadeira vermelha com uma suástica estampada. A Polícia Civil apreendeu com ele galões de gasolina, um simulacro de arma de fogo e bombas artesanais de tamanho pequeno.

Foto: Guarda Municipal/EPTV.

Ninguém ficou ferido. Todos os alunos foram liberados para ir para suas casas. “A prefeitura repudia veementemente o que ocorreu aqui e a gente está dando todo suporte para as escolas para poder não ter mais esse tipo de ação. A escola está fechada até a perícia”, disse o secretário de Segurança.

A escola passará por limpeza e ainda não se sabe quando voltará a funcionar. A unidade tem aulas compartilhadas entre município, na parte da manhã, e estado, à tarde e à noite.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) emitiu uma nota lamentando o ocorrido e ressaltou que não houve nenhum ferido. “A Diretoria de Ensino de Capivari e a unidade escolar estão à disposição das autoridades para auxiliar na investigação. A segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar.” O caso foi registrado na Plataforma Conviva (Placon) e também no boletim de ocorrência.

Na residência do adolescente foram encontrados ainda uma arma de airsoft e material alusivo ao nazismo. Segundo a SSP, o computador que ele usava também foi apreendido para perícia. O veículo utilizado na ação, um Peugeot preto, foi localizado pela polícia na rua Barciliano. O policiamento na região foi intensificado.

O rapaz estava sozinho e não portava documentos. Segundo a Guarda, foi verificado que ele tem 17 anos e estudou na Vista Alegre quando estava no 5º ano do ensino fundamental.

“Ele ficou perplexo, parado a todo momento, não esboçou reação nenhuma. Não nos passou informação, nada que pudesse ajudar lá no momento”, relatou o inspetor da Guarda.

Fonte: UOL e G1.
Foto: Reprodução/redes sociais.

error: Conteúdo Protegido !!