Aeroporto de Florianópolis é fechado após incidente com avião da Latam nesta quarta-feira (12)
O Aeroporto Internacional de Florianópolis teve suas operações de pousos e decolagens interrompidas na manhã desta quarta-feira (12) devido a um incidente envolvendo uma aeronave da Latam que derrapou na pista durante intensas chuvas que atingem o sul do Brasil por conta de um ciclone.
Imagens divulgadas pelo próprio aeroporto mostra o exato momento em que a aeronave aterrissava, acabou derrapando e parou com o bico no canteiro lateral, após sair do trajeto. Felizmente, tanto os passageiros quanto os tripulantes não sofreram ferimentos e estão em segurança.
A ocorrência gerou a necessidade de fechamento do aeroporto, afetando voos de chegada e partida. As autoridades estão investigando as causas do acidente e trabalhando para retirar a aeronave do local e liberar a pista o mais rápido possível. Confira imagens do exato momento do incidente:
Ciclone:
Uma ciclogênese está ocorrendo sobre o Sul do Brasil, devido a um centro de baixa pressão que se aprofunda rapidamente. Isso está causando chuvas em todas as regiões, com pancadas fortes a torrenciais em alguns locais, além do risco de temporais com vendavais e granizo. A instabilidade aumentará ao longo do dia, especialmente da tarde para a noite, com a formação do ciclone, que trará ventos mais intensos em diversas cidades. Diferentemente da maioria dos ciclones, esse se forma sobre o continente, o que leva a um maior impacto do vento.
Rajadas de vento de 50 km/h a 80 km/h são previstas em grande parte do Rio Grande do Sul, com picos chegando a 100 km/h em algumas áreas. O Sul e o Leste do estado podem enfrentar rajadas perto ou acima de 100 km/h. Em Porto Alegre e parte da região metropolitana, o vento médio deve ficar entre 70 km/h e 90 km/h, com possibilidade de rajadas violentas.
Haverá também ventos fortes em Santa Catarina, além do Leste do Paraná e do Sul e Leste de São Paulo. A instabilidade também se intensifica na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina, com chuvas fortes e risco de temporais. Já em Santa Catarina, a chuva para em algumas áreas devido ao ingresso de ar mais quente. O vento sopra fraco a moderado na maioria das cidades, com rajadas esporádicas.