ColunistasDestaquesPolítica

André Espezim deixa a prefeitura e será candidato a Deputado Estadual com apoio de Mário

Cravei aqui na coluna ano passado e ontem o fato se consolidou. Ontem, o então Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Blumenau, André Espezim, deixou o cargo para tentar uma cadeira de Deputado Estadual na ALESC final do ano.

Como mencionei na época, André é desconhecido do grande público, não tem um nome forte em currais eleitorais tradicionais e, se não “gastar a sola do sapato” e trabalhar muito em uma pré-campanha, arrisco dizer que pode acabar sendo um grande “tiro no pé” de Mário Hildebrandt, que deve entregar o governo à sua vice logo após o pleito deste ano, cumprindo um acordo de cavalheiros que visa uma nova reeleição da aliança ao Executivo Municipal em 2024.

Sem um deputado estadual eleito para chamar de “seu”, Mário permanecerá em um limbo político por cerca de dois anos, correndo um risco tremendo de repetir o “Efeito Napoleão”. Por isso, uma coisa é certa: não há quem possa chamar o prefeito de “medroso”. A escolha por Espezim é uma clara predileção da fidelidade em detrimento da popularidade.

A tarefa será construir um nome quase do zero, na busca pelos cerca de 40 mil votos que a legenda deve exigir. Jogada arriscada, porém não impossível, visto que, dos três deputados estaduais da cidade atualmente eleitos, apenas um deve tentar a reeleição.

O histórico joga contra André, não recordo em que outro momento, em um passado não tão distante, Blumenau conseguiu eleger um deputado estadual tão desconhecido. Aliás, com as novas regras de legenda, as coisas devem ser difíceis até mesmo para os já conhecidos.

Siga o colunista no instagram: @thiago.schulze e envie sugestões para politica@mesorregional.com.br.

Clique aqui e entre no Grupo de Whatsapp para receber esta coluna semanal sempre em primeira mão. É Grátis!

error: Conteúdo Protegido !!