DestaquesSaúde

Anvisa aprova nova vacina contra a dengue no Brasil

Com a aprovação da Qdenga, a vacina do laboratório Takeda, acredita-se que a prevenção da dengue possa ser mais efetiva, uma vez que o imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Mesmo assim, ressalta-se que a vacinação não deve ser vista como uma solução única e exclusiva, mas combinada com outros esforços, como a eliminação de criadouros do mosquito e a conscientização da população.

A situação da dengue no Brasil é preocupante, com mais de 1,4 milhão de casos prováveis registrados no país em 2022, o que representa um aumento significativo em relação ao ano anterior. O clima chuvoso e a falta de percepção de risco pela população são apontados como fatores para o aumento dos casos e mortes pela doença.

Com a chegada da vacina Qdenga à rede privada de saúde, a expectativa é que haja uma redução nos casos de dengue, mas é importante lembrar que a prevenção deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o governo, a indústria farmacêutica e a população em geral.

A vacina já está disponível em alguns estabelecimentos privados do país, inclusive em Santa Catarina, que em março precisou decretar situação de emergência por conta do surto de dengue pelo estado, além de R$ 10 milhões de aporte para combater a transmissão da doença.

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

error: Conteúdo Protegido !!