Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril
A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% não será mais comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no país, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição, contudo, não afeta a venda do álcool 70% em gel.
Essa medida é um reflexo da Resolução – RDC nº 766/2022 da Anvisa, que estabeleceu uma excepcionalidade temporária à regra vigente, permitindo a venda direta ao consumidor do álcool 70% na forma física líquida até 31 de dezembro de 2023, com a possibilidade de esgotamento dos estoques até 29 de abril de 2024.
Embora a venda livre do álcool líquido 70% tenha sido permitida de forma excepcional durante a pandemia de Covid-19, a sua comercialização estava proibida há mais de 20 anos devido à sua alta inflamabilidade. No entanto, a flexibilização ocorreu para atender à demanda por produtos desinfetantes.
A Anvisa reforça que há alternativas disponíveis no mercado, como álcool etílico 70% em outras formas físicas, incluindo gel, lenço impregnado e aerossol. Além disso, também existem produtos saneantes destinados à limpeza contendo tensoativos e outras substâncias capazes de remover sujidades, bem como desinfetantes para uso geral à base de outros componentes que não o álcool.