DestaquesGeral

Arcanjo-03 faz levantamento de área atingida pela enxurrada

A tragédia registrada nesta quinta-feira (17), no Alto Vale do Itajaí, mobilizou diversas equipes de resgate não só das cidades que foram atingidas, mas de toda a região. Devido ao forte temporal, imóveis foram inundados, carros foram arrastados e famílias perderam seus entes queridos. Por isso, inúmeros profissionais trabalham para ajudar aqueles que precisam nesse momento triste.

Para prestar apoio ao município de Presidente Getúlio, que foi o mais atingido, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau iniciou a Força-Tarefa-03, que enviou uma equipe de resgate com oito bombeiros militares para ajudar no levantamento de perdas e na busca de corpos. De acordo com a Defesa Civil do município, pelo menos 11 mortes foram registradas durante a tragédia. Além disso, há pessoas desaparecidas e, por isso, também foram mobilizados equipamentos de deslizamento e materiais de salvamento para apoio operacional. O helicóptero Arcanjo-03 também atuou no levantamento da área atingida, no dimensionamento da cena e na prestação de serviço de resgate e aeromédico especializado.

De acordo com o Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira, o deslocamento da equipe não influencia nos atendimentos do dia a dia do Corpo de Bombeiros Militar, pois a corporação tem um pessoal treinado para atuar especificamente em ações extraordinárias como essa.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar

Situação atual e previsões

Além das 11 mortes em Presidente Getúlio, pelo menos duas mortes foram registradas em Rio do Sul e uma em Ibirama.

A cidade de Presidente Getúlio está sem energia elétrica e telefonia e vai decretar estado de calamidade pública. Em Rio do Sul, onde também deve ser decretado estado de calamidade pública, foi aberto um abrigo para as vítimas desabrigadas devido à inundação de residências. Apiúna, Ascurra, Aurora, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Santa Rosa do Sul, Siderópolis e Urussanga também registraram ocorrências de alagamentos, deslizamentos e danos.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, os próximos dias devem ser marcados pela continuidade de tempo instável no estado. Há riscos muito altos de deslizamentos nas regiões do Alto Vale do Itajaí, onde foi registrado mais de 200 mm de chuva. O risco também está alto no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, onde choveu mais de 150 mm nas úlmas 72 horas.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Em Blumenau

Até às 19h desta quinta-feira (17), o nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau atingiu os 5,74m, sendo que até às 2h da manhã esse marco estava em 2,63m. De acordo com o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, os metereologistas estão acompanhando permanentemente a evolução da situação do rio na cidade, além das condições climáticas e previsões de chuvas.

Estamos vivendo um momento de instabilidade climática que prevê chuva praticamente todos os dias, compostas por trovoadas, diversos volumes de chuva“, disse ao Mesorregional.Acho que esse é o momento de todos nós tomarmos as medidas preventivas necessárias, cada um dentro do seu imóvel, e acompanhar os canais de comunicação da Defesa Civil e da Prefeitura e também a imprensa formal, que sempre tem divulgado as previsões e as orientações à população. Se o quadro evoluir para uma possível necessidade de evacuar alguma região em função do nível das águas, nós vamos informar com antecedência para que todas as pessoas possam tomar essa iniciativa“.

Embora Blumenau não tenha tido grandes problemas com as chuvas recentes, ainda há preocupação com deslizamentos por conta da topografia da cidade, que, segundo o coronel Menestrina, é bastante propícia a esse tipo de situação.


Foto: Divulgação / Arcanjo-03

error: Conteúdo Protegido !!