DestaquesGeral

Arrecadação de Santa Catarina soma R$ 4,6 bilhões em setembro, com alta real de 13%

Santa Catarina registrou um expressivo crescimento na arrecadação de tributos no mês de setembro, alcançando a marca de R$ 4,6 bilhões. O resultado representa um aumento nominal de 17,8% em relação ao mesmo período de 2023. Descontando a inflação de 4,2% (IPCA) do último ano, o crescimento real foi de 13%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).

O bom desempenho foi atribuído ao crescimento de setores estratégicos e às ações de incentivo do Governo do Estado voltadas ao setor produtivo. Segundo a SEF/SC, além da expansão econômica, o resultado também foi impulsionado pelas medidas de fiscalização e combate à sonegação, que contribuíram diretamente para o aumento da receita tributária.

Setores em destaque

Entre os setores que mais contribuíram para o crescimento da arrecadação estadual, destacam-se os supermercados, com um aumento nominal de 38%, e a agroindústria, que teve uma alta de 23,1% em comparação com setembro de 2023. Outro setor relevante foi o de combustíveis e lubrificantes, que, além de ser o maior responsável pela arrecadação tributária do estado, registrou um crescimento de 17,7% no período.

A SEF/SC destaca que o aumento das vendas em supermercados reflete o consumo interno aquecido, enquanto a agroindústria se beneficiou de fatores como o desempenho positivo das exportações e a demanda por produtos alimentícios. O setor de combustíveis e lubrificantes, por sua vez, permanece sendo um dos pilares da economia catarinense, com sua participação relevante na geração de receitas.

Foto: Divulgação / Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!