DestaquesGeral

Ataque à creche de Blumenau: O que se sabe até agora:

Aproximadamente às 9h desta quarta-feira (05) as equipes dos Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram acionadas para atender uma ocorrência de ataque no CEI Cantinho do Bom Pastor, na rua dos Caçadores, bairro Velha, em Blumenau. Imediatamente unidades da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e demais autoridades foram mobilizadas para o local.

Vítimas
O 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina confirmou a morte de quatro vítimas, sendo que outras cinco foram encaminhadas para atendimento médico. Segundo informações do Mesorregional, os velórios serão individuais – a Prefeitura de Blumenau ofereceu a possibilidade de velórios coletivos, mas as famílias descartaram a ideia.

CEI Cantinho do Bom Pastor

O autor
Logo após o crime, o autor do atentado, com nome não divulgado pela equipe do Mesorregional, de 25 anos, natural de Salto do Lontra (PR), se entregou na guarda do 10º BPM, onde foi preso e encaminhado para a Polícia Civil para as providências legais. Ele tem quatro passagens pela polícia, sendo o primeiro registro por uma briga em casa noturna, em 2021 ele esfaqueou o padrasto e em 2022 foi preso por posse de cocaína e depois por quebrar o portão da casa do padrasto e esfaquear um cão que estava no local.

Investigação
A Polícia Civil, em parceria com outras instituições da Segurança Pública catarinense, está investigando a motivação do atentado. O flagrante foi lavrado na sede da Central de Plantão Policial no bairro Itoupava Norte. O suspeito, de 25 anos, teria pulado o muro da escola e, com uso de arma branca, teria ferido cinco crianças e matado outras quatro.

A Polícia Civil informou que está tratando o caso como prioridade e que não medirá esforços para o bom desfecho da situação.

Ataques em Gaspar (SC)
Surgiram muitos boatos de que haviam outros supostos ataques à escolas na cidade de Gaspar, informações que foram invalidadas pela própria Prefeitura de Gaspar e autoridades policiais da região.

A Polícia Militar de Blumenau também desmentiu os boatos de que haveriam outros ataques à escolas da cidade. Por enquanto, o atentado é considerado um fato isolado.

Comunicado oficial da Prefeitura de Blumenau
Em nota a prefeitura informou que as aulas da rede municipal de ensino estão canceladas nesta quarta-feira (05) e quinta-feira (06). Atividades da Páscoa em Blumenau e do Parque Vila Germânica também estão suspensas.

A Prefeitura de Blumenau decretou luto de 30 dias em virtude da tragédia. A cidade colocou à disposição uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para auxiliar no atendimento aos familiares das vítimas.

Na Pró-Família todas as atividades do programa Crianças e Adolescentes desta quarta (05) e quinta-feira (06) foram suspensas. Estão mantidas apenas as atividades para os idosos. Da mesma forma, o Momento Ecumênico que seria realizado hoje à tarde, foi cancelado.

No trânsito
Diante do cancelamento das aulas em Blumenau, e do aumento expressivo de trânsito no entorno das instituições de ensino, os corredores de ônibus ficam liberados ao longo desta quarta-feira (05). O único corredor que permanece exclusivo para ônibus é o da rua Dois de Setembro, por seguir no contra fluxo da via.

Notas de Pesar
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, divulgou uma nota de pesar lamentando a tragédia. Ele decretou luto oficial de três dias.

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) também emitiu uma nota oficial se solidarizando com a comunidade e os familiares das vítimas. As aulas da instituição também foram suspensas nesta quarta-feira (05).

A Câmara de Vereadores de Blumenau lamentou profundamente o ataque ao CEI Cantinho do Bom Pastor. Informou ainda que uma das vítimas se trata do neto de um dos seus servidores aposentados. Declarou que está em luto e continuará a acompanhar as autoridades competentes e os desdobramentos dos fatos até a punição exemplar dos infratores.

Coletiva de Imprensa do Governo do Estado
O governo do Estado vai realizar na tarde desta quarta-feira (05) uma coletiva conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica para detalhar as últimas informações da investigação e das respostas ao ataque à creche em Blumenau. Será às 15h no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.

As Forças de Segurança adiantaram que é falsa a informação de outros ataques. Reiterando que se trata de um caso isolado e várias informações sem fundamento têm circulado com desinformação sobre o caso.

Fotos: Wellington Civiero/Mesorregional.

error: Conteúdo Protegido !!