Aumento de 14,8% nas vendas financiadas de veículos reflete melhora econômica e confiança no mercado
As vendas financiadas de veículos, tanto novos quanto usados, registraram um crescimento expressivo de 14,8% em agosto deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2023. Esse aumento reflete a melhoria da renda, a ampliação da oferta de trabalho e uma maior perspectiva de estabilidade econômica no país. Ao todo, foram negociadas 631 mil unidades de veículos por meio de financiamentos, contra 550 mil unidades no ano anterior, conforme aponta uma pesquisa realizada pela B3 (Bolsa do Brasil).
O estudo também revelou um leve crescimento de 0,9% nas vendas financiadas em relação a julho deste ano, quando 626 mil unidades foram comercializadas.
Desempenho por Segmento
No segmento de veículos leves, o aumento foi de 14,8% em comparação a agosto de 2023. No entanto, houve uma retração de 3,1% em relação a julho deste ano, o que aponta uma leve desaceleração no curto prazo.
O financiamento de veículos pesados, por outro lado, mostrou uma evolução significativa, com um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso indica uma renovação das frotas por parte das empresas de logística, movimento impulsionado também pelo aumento de 3,2% nas vendas financiadas em comparação ao mês de junho deste ano.
O destaque, entretanto, foi o segmento de motocicletas, que registrou um crescimento de 15,1% em agosto deste ano em relação ao mesmo mês de 2023. Além disso, o volume de financiamentos foi 13,8% maior em relação a julho deste ano, reforçando a crescente demanda por esse tipo de veículo.
Análise de Mercado
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, destacou o bom desempenho do setor automotivo em agosto, especialmente no segmento de motocicletas. Encerramos o mês de agosto com o maior número de veículos financiados desde agosto de 2012, o que reforça o ritmo forte apresentado no início deste segundo semestre. O segmento de motos mantém-se como destaque, com um crescimento de 29% no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, afirmou Ferro.
Ele também ressaltou o desempenho positivo dos automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% do total de veículos financiados. Esse segmento teve um crescimento de 21% na mesma base de comparação, o que é um indicativo da confiança dos consumidores e das empresas no cenário econômico, acrescentou.
Perspectivas Futuras
A B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), responsável pelo cadastro de restrições financeiras de veículos em operações de crédito em todo o país, aponta para uma continuidade do crescimento das vendas financiadas, à medida que a economia brasileira mostra sinais de recuperação e estabilidade.
O desempenho do setor automotivo, especialmente no que se refere ao financiamento de veículos, é um reflexo direto do ambiente econômico mais favorável, o que pode indicar um cenário promissor para o restante do ano. Com a retomada da confiança dos consumidores e das empresas, a tendência é que o mercado continue aquecido, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor.
Foto: Divulgação / Google Street