Barragem de Ituporanga inicia reforma com chegada das primeiras máquinas
Após uma análise técnica que apontou a necessidade urgente de melhorias, a Barragem de Ituporanga vai passar pela primeira reforma em 50 anos. O investimento total será de R$ 23 milhões.
As reformas incluem a substituição de todas as cinco comportas, revisão das galerias de concreto, troca da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico. Uma das principais mudanças será a automação, permitindo que a barragem seja operada remotamente pelos técnicos da Defesa Civil, o que trará mais segurança e eficiência ao processo.
A reforma será feita em duas fases. A primeira fase consiste em obras emergenciais, com foco no funcionamento das comportas 4 e 5, e deve ser concluída em até 40 dias. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jorginho Mello no último dia 30, e a empresa responsável já iniciou os trabalhos com a chegada das primeiras máquinas.
O secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a importância dessa intervenção: “Estamos investindo em tecnologia e infraestrutura para garantir que a Barragem de Ituporanga atenda às necessidades da população com segurança e eficiência.”
Foto: Divulgação/Coredec/SDC