Bernardo: uma estrela Brilhante é lançado um ano após ataque a creche em Blumenau
A história do alegre Bernardo Pabst da Cunha, 4 anos, ganhava as primeiras páginas pelas mãos da escritora Júlia de Souza Machado e drasticamente tudo mudou. Numa manhã de quarta-feira, Bernardo estava no parque da escolinha com outros amiguinhos quando um homem invadiu o local e tirou a vida do pequeno Bê e outras três crianças, em abril de 2023. Mas não é por isso que a vida do Bernardo chega ao fim. Ele virou herói de pessoas! Para abraçar as famílias impactadas pelo ataque ao CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, surgiu Bernardo: uma estrela Brilhante.
O livro quer ajudar toda professora que perde um aluninho e não sabe como explicar para as crianças que o amigo não vai mais voltar no dia seguinte. A história também é para pais que perdem seus filhos e filhas para a doença sem cura. “Essa história não se tornou apenas sobre crianças e suas famílias enlutadas, mas sobre cada pai, mãe, parente, amigo, professor e professora que um dia sentiu a dor de perder alguém e não saberem como recomeçar.”, explica Júlia.
Bernardo: uma estrela Brilhante é acima de tudo sobre superação, amor e esperança aos cidadãos de um país inteiro que assistiram e acompanharam a morte de quatro crianças em 5 de abril de 2023 na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.
A obra foi publicada pela editora Appris no selo especial Artêrinha e tem ilustrações de Junior Marques. “Esperamos que essa história possa ajudar muita gente, possa abraçar a todos que sentem saudade do abraço de alguém que já não está mais entre nós.”, ressalta a escritora.
Mais sobre a autora:
Júlia de Souza Machado, 23 anos, madrinha de Bernardo, recebeu do pequeno a missão de lhe escrever um livro e cultivou a promessa feita desde o lançamento do primeiro livro Uma Ladra no Reino de Bragança publicado pela escritora aos dois anos de idade. Desde então, Júlia segue com o sonho de impactar vidas de crianças e jovens por meio da literatura. A autora sempre esteve muito ligada ao pequeno e o incentivava.
Júlia nasceu e foi criada em Florianópolis, capital catarinense. É bacharel em Direito pela Faculdade CESUSC, pós-graduanda pela PUC Minas em Direito Internacional e Direitos Humanos, sendo atualmente Diretora da ONG Afeto – Associação de Fomento à Educação para Todos no polo em desenvolvimento, em Florianópolis.
Foto: Divulgação